Descubra o Espiritismo

O texto abaixo foi escrito por Allan Kardec na década de 1860, dando sua explicação pessoal das circunstâncias que o levaram a escrever a codificação espírita.

No ano de 1848, vários fenômenos estranhos estavam ganhando notoriedade nos Estados Unidos, consistindo em ruídos, raps e movimentos de objetos sem causa aparente. Eles aconteciam espontaneamente, várias vezes, com uma intensidade e freqüência características.  Entretanto, logo ficou claro que estes fenômenos também poderiam ocorrer através da presença de certas pessoas que eram conhecidas como “médiuns”.  Estas pessoas poderiam provocar o fenômeno à vontade, tornando possíveis as experiências. Tais experimentos foram feitos utilizando mesas, não porque estes objetos fossem mais favoráveis que outros, mas porque eram mais convenientes, móveis, e porque era mais fácil sentar-se ao redor deles do que qualquer outro mobiliário. Desta forma, a rotação das mesas foi alcançada e, posteriormente, os movimentos em todas as direções: saltos, voltas, flutuações, golpes violentos, etc. Estes fenômenos eram originalmente chamados de ‘dança de mesa’ ou ‘giro de mesa’.

– Allan Kardec

Uma vez passada a moda das sessões de “virar a mesa”, um grupo de homens e mulheres sérios percebeu que por trás das divertidas reuniões havia um novo conjunto de leis naturais que regiam todo um conjunto de fenômenos até então inexplicados pela ciência, com conseqüências para a filosofia e a religião. Quem somos nós? De onde viemos? Para onde estamos indo? Qual é a natureza dos Espíritos? Como podemos entrar em comunicação com eles? etc., etc., etc.

No decorrer de onze anos, Allan Kardec publicou os cinco livros que constituiriam a base do Espiritismo. Estes livros foram recentemente disponibilizados em inglês, em formato eletrônico de fácil leitura. Você pode baixá-los abaixo.

O Livro dos Espíritos
(1857)
O Livro dos Médiuns
(1861)
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
O Céu e o Inferno
(1865)
A Gênese
(1868)